Notícias


_Y0A0731

Academia Dão Petiz vindima nas quintas e marca arranque da Festa das Vindimas

O pré-arranque da Festa das Vindimas de Viseu está nas mãos das meninas e  meninos que integram o projeto da Academia Dão Petiz. Amanhã, 17 de setembro, este curiosos pelo território voltam a “pôr a mão na massa” nas Quintas que já se habituaram a receber os petizes e que agora oferecem uma experiência muito especial: a vindima.

Neste serviço educativo de Viseu ligado aos ciclos da terra, estuda-se desde março o ciclo da vinha, acompanhando a sua evolução. A apanha da uva, o estudo da evolução das cores das folhas e o ritual da pisa são algumas das atividades asseguradas nesta nova ida da Academia às Quintas.

Entre 80 a 100 petizes, dos 6 e os 12 anos, irão vestir a pele de investigador, agricultor e repórter e descobrir o mundo rural. O ciclo que estreia a Academia é o da vinha e terminará em fevereiro de 2016. As atividades têm lugar em contexto real, nas Quintas parceiras da iniciativa (Falorca, Lemos, Pedra Cancela, Vinha Paz, Reis e Turquide), e os professores da ESAV e da ESEV acompanham a sua realização, tendo alunos das Escolas como monitores dos grupos de crianças.

A Academia é um projeto do Município de Viseu, promovido em parceria com as Escola Superior Agrária (ESAV) e Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV). Visa proporcionar um programa educativo ao longo do ano que permita um contacto direto e de “campo” com os ciclos da terra e os produtos identitários de Viseu cidade-região.